top of page

Prémio Municipal de Mérito Juvenil 2013

A Câmara Municipal de Vila Real, atribuiu a Rafael Lobato, o Prémio Municipal de Mérito Juvenil, entregue na sessão comemorativa do Aniversário da Elevação de Vila Real a Cidade.

 

O reconhecimento da sua carreira cuja sinopse foi lida na cerimónia:

 

“Jovem promissor, nasceu a 26 de Outubro de 1997 e desde muito pequeno esteve ligado ao automobilismo. Iniciou o seu percurso no Karting em Janeiro de 2006, em Vila Real.

 

Em 2011 foi vencedor do Troféu de Iniciação de Ralicross.

 

Em 2012 repetiu o mesmo campeonato e sagrou-se Campeão de Portugal, liderando assim a classificação desde o início e vencendo 15 das 28 corridas.

 

Na edição de prémios Autosport, foi eleito o “Piloto Revelação Autosport 2012” entre os jovens talentos do desporto motorizado português.

 

Este jovem promissor já deu provas da sua capacidade em superar dificuldades, sendo um lutador nato.”

 

 

Piloto Revelação 2012

Realizou-se mais uma edição dos Prémios Autosport para as categorias “Piloto do Ano 2012” e “Piloto Revelação 2012”.



O certame esteve integrado na cerimónia de entrega do Troféu Essilor Volante de Cristal – Carro do Ano 2013, que se desenrolou no espaço do Hotel Myriad by Sana, em Lisboa.

Para o prémio “Piloto do Ano Autosport 2012” estavam nomeados 12 dos mais consagrados pilotos em Portugal, tendo sido atribuído o galardão ao piloto António Félix da Costa.



Para a eleição do prémio “Piloto Revelação Autosport 2012”, a escolha seria ditada entre 3 jovens talentos do desporto motorizado português, tendo a escolha recaído no piloto Rafael Lobato.



Num ano de 2012 que foi quase perfeito para o piloto de Vila Real, esta distinção marca mais um importante reconhecimento do seu trabalho e um forte incentivo para continuar a sua progressão nesta modalidade.



Depois de, aos 14 anos, se sagrar o mais jovem Campeão Nacional de toda a história do automobilismo português, o objectivo para 2013 passa por ascender à classe Super 2000, classe-rainha do Ralicross para veículos de 2 rodas motrizes.



Esta aposta representa um enorme desafio para o piloto, pois passará a competir no seio dos pilotos consagrados e muito experientes, com viaturas com um elevado grau de preparação.

Apesar de ainda não ter assegurado o orçamento necessário para disputar toda a época e, por consequência, ainda não ter definido a viatura a utilizar, não será isso a impedi-lo de lutar pela melhor classificação possível em cada prova em que marque presença.



A equipa espera nos próximos dias poder definir todos os pormenores em falta, de modo a recuperar o atraso na preparação da época, que terá o seu início em Maio.

Mais uma vez a equipa manifesta o seu agradecimento a todos os patrocinadores, familiares, amigos e fãs pelo constante apoio e carinho demonstrados ao longo destes 7 anos que já leva a sua carreira.



É a todos eles que o piloto quer dedicar mais este prémio!

Gala Bilas de Ouro 2013

O Município de Vila Real, com o apoio do Conselho Municipal do Desporto, levou ontem a efeito a VII edição da Gala do Desporto do Concelho de Vila Real, no Pavilhão dos Desportos.


A Gala do Desporto de Vila Real é um evento que, para além de outros objectivos  pretende reconhecer e valorizar os talentos desportivos locais, apoiando-os no seu processo de formação desportiva e académica e encorajando-os à permanência no meio desportivo local, através do reconhecimento do seu mérito desportivo.


Esta Gala prestigia todos aqueles que, no Desporto, levam bem longe o bom nome de Vila Real, não só a nível nacional, como, também, internacional.



São abrangidos neste rol todos os atletas e agentes desportivos que estejam enquadrados no associativismo desportivo local, no decorrer da época desportiva anterior.



Especialmente concebido para a ocasião, o “Bilas de Ouro”, um trabalho executado em acrílico com cerca de 150mm por 200 mm e colocado sob uma placa no mesmo material, foi o troféu escolhido para agraciar todos aqueles que praticam ou incentivam prática desportiva e, por isso, contribuem para o desenvolvimento do Desporto no Concelho de Vila Real.


Mais uma vez, Rafael Lobato foi um dos agraciados com esta honra, sendo esta a terceira vez que recebe este troféu.


O piloto deseja agradecer mais este reconhecimento pelo seu trabalho na época de 2012, que culminou na conquista do título de Campeão de Portugal de Offroad, assim como a todos que marcaram presença no evento para o apoiar.


Com 15 anos de idade, Rafael recebeu esta distinção como mais um estímulo para encarar com toda a força a época de 2013, que se inicia já nos próximos dias 4 e 5 de Maio em Castelo Branco.

Gala Bilas de Ouro 2012

Rafael Lobato foi um dos premiados com o troféu "Bilas de Ouro" 2012, com que a Câmara Municipal de Vila Real distingue aqueles que se destacaram na sua carreira desportiva, elevando bem alto o nome de Vila Real, dentro e fora das fronteiras nacionais. A entrega do prémio foi feita durante a VI Gala do Desporto, a teve lugar a 20 de Abril no Pavilhão dos Desportos.



Rafael Lobato marcou presença na 2ª prova do Campeonato de Portugal de Offroad 2013 que se disputou em Sever do Vouga, mostrando um excelente andamento ao longo de toda a jornada até se ver envolvido num acidente com outros dois pilotos na penúltima volta da Final e que ditaria o seu abandono.

 

 À partida para esta prova, o piloto de Vila Real esperava ter o carro em perfeitas condições para poder iniciar a sua adaptação ao Citroen Saxo. E foi isso mesmo que aconteceu com o carro que a equipa DriveTech colocou à sua disposição, sem problemas mecânicos mas ainda com algum trabalho a fazer em termos de afinação de chassis para o Rafael ser capaz de extrair todo o potencial que apresenta.

 

A jornada iniciou-se com os Treinos Cronometrados onde Rafael Lobato conseguiu o 5º tempo entre os 13 participantes. De salientar a enorme competitividade presente nesta categoria Super 2000. Ainda no sábado, o programa prosseguiu com a 1ª Corrida tendo Lobato terminado a Série A em 2º lugar e ficando em 4º lugar no resultado final da manga.

O domingo iniciou-se com a disputa da Corrida 2. Lobato terminaria a sua Série B novamente no 2º lugar e ascendia ao 3º lugar da classificação geral provisória.


A Corrida 3 teria um desfecho semelhante e Lobato partia para a Final no 3º posto da grelha de partida, o pior lugar porque a pista se encontrava bastante suja nesse local.

Para o fim da tarde estava marcada a Final onde marcavam presença os 8 melhores classificados das Corridas de Qualificação. Como se esperava, o arranque a partir do 3º lugar da grelha não foi bom e Rafael Lobato entrou imediatamente no percurso da Joker Lap, no que foi seguido por mais dois adversários.


   Com o decorrer da prova foi aguentando os ataques dos seus perseguidores e ao mesmo tempo foi subindo na classificação à medida que os pilotos da frente iam à Joker Lap. Com isto entrou na 6ª e penúltima volta a lutar pela 2ª posição, mas logo depois foi envolvido num violente embate com outros 2 pilotos, que não conseguiu evitar. Apesar de sair desta situação aparatosa na 3ª posição, alguns metros depois fizeram-se sentir os efeitos do embate pois a suspensão dianteira esquerda ficou muito afectada e acabou mesmo por partir, levando à desistência e ao 8º lugar final.

 

 Terminou assim da pior forma um dia que estava a ser excelente e muito produtivo em termos classificativos e de progressão na obtenção do ritmo competitivo que permita à equipa lutar pelas vitórias. Vitória essa que seria novamente alcançada por Rui Sirgado que mais uma vez mostrou um andamento impossível de seguir pelos seus adversários.
   Os nossos parabéns ao Rui Sirgado e demais pilotos, assim como à organização da prova, que esteve num bom nível como habitualmente, além de ter realizado obras avultadas para melhorar as condições da pista.

 

 A próxima prova está marcada para 6 e 7 de Julho em Castelo Branco e até lá resta-nos tentar efectuar as avultadas reparações necessárias para colocar um carro em perfeitas condições à disposição do nosso piloto.

 A equipa deseja agradecer o apoio prestado por todos os amigos, patrocinadores e inúmeros fãs que nos visitaram em Sever do Vouga ou nos acompanharam em www.facebook.com/Rafael.Lobato.Fan.Page e que tornam possível a participação do Rafael Lobato neste competitivo Campeonato.

 

 

Acidente termina Sever do Vouga

bottom of page